banner ruinas pt

 

 

 

 

 

RUÍNAS

E TEMPORALIDADES

 

COLÓQUIO INTERNACIONAL

Partindo objectivamente da complexa e contraditória realidade contemporânea, o Colóquio Ruínas e Temporalidades convida à reflexão não só sobre o passado, enquanto vestígio de civilizações ancestrais ou na sua qualidade de testemunho de vida circunscrita a diversos ciclos temporais e encarado numa perspectiva transnacional. A dimensão da ruína suscitou, a partir do Renascimento e com particular expressão o século XVIII, a moda de uma deambulação e viagem iniciática europeia – Grand Tour – a qual se prolongaria, nos séculos seguintes, em deslocações pelas possessões coloniais africanas, asiáticas e americanas dos impérios europeus do século XIX e XX. Contudo, é a sua ligação ao objecto artístico que lhe vem conferir temporalidades necessariamente marcadas pelo devir e a própria celeridade da vida. Elas funcionam simultaneamente como repositório de origem e destino, quer do indivíduo, quer da sociedade, suscitando um apelo temporal para que resolva o aparente distanciamento entre o passado e os campos férteis de um presente, em constante movimento.

 

 

 

ORGANIZAÇÃO:
FA / CIAUD / AEAULP

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Alexandra Ai Quintas, Maria João Castro, Margarida Brito Alves, Miguel Montez Leal, Miguel Baptista-Bastos, Paula André.

 

COMISSÃO CIENTÍFICA:
Alexandra Ai Quintas, Carlos Dias Coelho, Maria João Castro, Maria João Vaz, Margarida Brito Alves, Miguel Montez Leal, Michel Toussaint, Paula André, Paulo Simões Rodrigues, Rogério Miguel Puga, São José Corte-Real,
Teresa Marat-Mendes.

 

julho 2015 113 p sat old style